Luciana Esmanhotto | Botox mitos e verdades
11053
post-template-default,single,single-post,postid-11053,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

Botox mitos e verdades

A toxina botulínica é recomendada para reduzir o movimento muscular de áreas hiperdinâmicas – com muita expressão ( Regiao dos olhos , Testa e a região entre as sobrancelhas). Logo, os músculos locais ficam mais relaxados e diminui o enrugamento da pele resultando em menos linhas de expressão. Por isso, já pode ser utilizada assim que as primeiras rugas finas começarem a dar sinal!
Não existe uma idade mínima para o início. O importante é ter a indicação apropriada para o tratamento com a finalidade de dar autoestima e confiança ao paciente.

Quanto tempo dura?

A toxina botulínica tem duração de 4 a 6 meses em tratamento de rugas faciais e 8 meses para hiperidrose (suor excessivo). A prática de atividade física intensa, tabagismo, exposição solar intensa e medicações podem interferir na durabilidade.

De quanto em quanto tempo fazer?

Recomendo retornar assim que o efeito de cada um começar a passar , respeitando o intervalo mínimo de 4 meses para a toxina botulínica em face e 6 meses em hiperidroses.

Veja alguns mitos e verdades:

A toxina botulínica pode ser utilizada para aumentar o volume dos lábios?
Mito.

A toxina não tem a capacidade de aumentar o volume dos lábios. Ela serve para relaxar a musculatura onde é injetada, tratando as rugas de expressão. O tratamento indicado para aumento de volume dos lábios é o preenchimento labial que, além do volume, também pode ser utilizado para a redefinição de contorno. Nesta região dos lábios, a aplicação deve ser muito cautelosa e em pouca quantidade, para evitar efeitos colaterais desagradáveis, como a dificuldade em sugar um alimento líquido.

A toxina botulínica vai deixar o paciente sem expressão?
Mito.

A toxina é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga e atua relaxando a musculatura. Este relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem e da técnica de aplicação. O ideal é levar a um relaxamento que deixe um aspecto mais natural.

A toxina botulínica vicia?
Mito.

Na verdade o paciente se sente tão bem com a expressão mais leve que sempre quer retornar para próximas aplicações.

Os cremes anti-rugas oferecem resultados similares ao tratamento com a toxina botulínica?
Mito.

Os cremes agem superficialmente na pele, melhorando a hidratação e atenuando as rugas mais finas. Já a toxina atua diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão. Portanto, os cremes atuam de forma diferente e não são capazes de reproduzir resultados comparáveis.

A aplicação em excesso da substância compromete a expressão facial.
Verdade.

O médico e o paciente devem respeitar o limite de substância a ser aplicada. Ao médico, cabe avaliar a pele do paciente e utilizar o ácido hialurônico de maneira consciente. Para um resultado natural, deve se seguir todas as determinações relacionadas à quantidade de substância permitida e as áreas liberadas para a aplicação.