Luciana Esmanhotto | Contato com a natureza
12355
post-template-default,single,single-post,postid-12355,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

Contato com a natureza

Contato com a natureza: quais são os benefícios para a saúde?
Confira alguns dos benefícios que o contato com a natureza pode oferecer para a sua saúde.

 

1. Melhora da saúde mental
Você já ouviu falar sobre a depressão sazonal que ocorre em locais pouco ensolarados do planeta? Nesses países, a interação entre pessoas diminui no inverno e há pouca exposição solar, o que leva a uma queda de vitamina D.

A deficiência desse nutriente e seus sintomas ocasionam um desgaste na saúde mental que, a depender do tratamento dado, pode desencadear uma depressão.

Um estudo realizado pelo periódico Health & Place, especializado em conteúdos ligados à saúde e natureza, revelou que aqueles que vivem perto do mar ou de um rio, têm seu estresse reduzido. Pois, acredita-se que o contato com a natureza nos deixa mais focado no presente e desacelera a mente.

2. Redução dos riscos de hipertensão
Para os cientistas, a resposta do nosso corpo ao contato com a natureza é a redução da pressão sanguínea.

No Japão, por exemplo, eles adotaram um conceito chamado de “banho de floresta” que consiste em passar 15 minutos ou mais, durante o expediente de trabalho, em um parque ou bosque. Os estudos sobre a prática mostraram que houve uma redução no nível de cortisol (hormônio do estresse) e diminuição da pulsação e pressão arterial.

3. Potencialização da memória
A Universidade de Michigan fez um estudo em que dois grupos de estudantes foram submetidos a um teste de memória e, em seguida, um deles foi designado a caminhar em uma área arborizada, enquanto o outro foi para um centro urbano.

Ao voltarem para o centro de estudo, o mesmo teste de memória foi aplicado e o grupo que esteve em contato com a natureza apresentou os melhores resultados.

4. Aumento da concentração
Em parques, bosques ou praias, as pessoas tendem a manter sua atenção voltada à paisagem e a natureza, o que estimula o cérebro a turbinar a concentração.

Experimente ter contato com a natureza durante o seu dia de trabalho e depois volte a trabalhar. Com isso, é possível que a sua produtividade aumente.

5. Redução das doenças cardiorrespiratórias
De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, EUA, aqueles que moram próximos a parques e jardins têm maior longevidade e um menor risco de enfrentar doenças respiratórias. Isso porque estão menos expostos a poluentes oriundos da combustão dos automóveis.

Contato com a natureza pode ser dentro de casa

Já ouviu a frase “o feito é melhor que o perfeito”? Pois, ela se encaixa muito bem aqui. Se você não consegue estar em contato com a natureza ou passar a sua tarde em uma praça, não se preocupe.

Estudos revelam que passar por uma rua arborizada ou ficar alguns minutos observando o céu já fazem efeito no corpo humano. Outra solução é trazer a natureza para dentro da sua casa com plantas e hortas no quintal.

Confira outras soluções para ter mais contato com a natureza no dia a dia:

  • mantenha uma planta na mesa do trabalho;
  • explore o seu bairro;
  • se possível, opte pela bicicleta;
  • deixe a sua casa mais verde com plantas;
  • tente encaixar visitas a parques e bosques na sua semana;
  • pratique atividades ao ar livre.