Luciana Esmanhotto | Guaraná
11998
post-template-default,single,single-post,postid-11998,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

Guaraná

Alimento típico da Amazônia e cientificamente conhecido como Paullinia Cupana, o guaraná conta com uma série de benefícios para a saúde. Um dos seus maiores destaques é a concentração de cafeína, que ajuda a garantir mais energia para o corpo , mas suas vantagens não param por aí! Essa fruta também alivia o estresse, aumenta a libido e ainda faz bem para o sangue e sistema digestivo. Mas esses não são seus únicos pontos positivos.

 

Guaraná é rico em nutrientes importantes para a saúde
Descoberto no século XVII pelos europeus e muito lembrado pelo seu sabor amargo, o guaraná é uma fruta rica em vários nutrientes. Sua semente tem amido, metilxantinas (como é o caso da cafeína), vitaminas e sais minerais – como cálcio, potássio, fósforo, ferro e magnésio.

 

A presença da cafeína é uma das principais responsáveis por todas as vantagens desse alimento típico da Amazônia. A porcentagem exata pode variar, mas, em geral, ela pode chegar até 8% – um número maior que o do cacau e do próprio café, uma das bebidas mais lembradas pela presença dessa substância.

O aumento de energia e da sensação de bem-estar, incluindo , estão entre os benefícios causados pela boa concentração de cafeína no guaraná – já que esse componente é responsável por agir diretamente no sistema nervoso central. E não para por aí: além de funcionar como um enérgico natural e aliviar o estresse, a substância também impede que o sangue forme coágulos e atua como um analgésico por estimular sua circulação. Aliada à teobromina e a teofilina – outras substâncias que fazem parte da composição da fruta -, ainda consegue atuar na parte do cérebro que melhora a concentração e o raciocínio.

 

Quem sofre com problemas como diabetes e colesterol alto tem ainda mais motivos para acrescentar o guaraná à dieta! No primeiro caso, a justificativa é a presença de uma fibra que absorve a água e forma uma espécie de película ao redor dos alimentos consumidos para que o esvaziamento gástrico não aconteça logo – e, assim, os picos de glicose no sangue sejam diminuídos. Já no segundo, o colesterol ruim é controlado graças à presença de flavonóides e saponinas no pó do guaraná, enquanto o bom é elevado com a ajuda da teobromina. Vale lembrar que os três são compostos bioativos com ação antioxidante.

 

Ainda falando de sistema nervoso, outro benefício do guaraná relacionado tem a ver com a diminuição do apetite – o que é ótimo para quem está em uma dieta para perder peso! Isso se deve ao chamado efeito termogênico, que nada mais é do que um processo que aumenta a energia gasta durante o dia e cria um cenário favorável para a lipólise – a queima de gordura que acontece, principalmente, durante exercícios físicos. Nela, a energia é obtida do nosso próprio organismo através da oxidação dos ácidos graxos. Por isso, o guaraná pode ajudá-lo a emagrecer.

Tags: