Luciana Esmanhotto | Acelere seu metabolismo
11923
post-template-default,single,single-post,postid-11923,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

Acelere seu metabolismo

Agora mesmo, existe uma máquina trabalhando aí dentro de você que pode deixá-la “em forma”

Ela chama-se metabolismo basal.

Se ela estiver regulada você terá energia e disposição, mas se ela estiver trabalhando devagar…

…não importa o que você faça, você continuará com o peso empacado e sem energia!

E antes que você pense que para acelerar o metabolismo são necessários horas de muito exercicio, a ciência já comprovou que eles representam no máximo 20% do que nosso corpo gasta de energia…

…o restante (80%) esta diretamente ligado ao bom funcionamento do nosso metabolismo.

Em outras palavras, se você quer emagrecer precisa “equilibrar” seu metabolismo.Quanto mais acelerado seu metabolismo, mais calorias você queima e fica mais fácil expulsar a gordura não desejada.

Aqui vão algumas dicas que aumentam o seu metabolismo:

1. Alimentos ricos em proteínas
Alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, ovos, laticínios, legumes, nozes e sementes, podem ajudar a aumentar seu metabolismo por algumas horas.

Eles fazem isso exigindo que seu corpo use mais energia para digeri-los.

Isso é conhecido como efeito térmico dos alimentos (ETA).

Estudos provam que as proteínas aumentam sua taxa metabólica em 15 a 30%, em comparação a 5 a 10% em carboidratos e 0 a 3% em gorduras.

2. Alimentos ricos em ferro, zinco e selênio
Ferro, zinco e selênio desempenham papéis diferentes, mas todos os três são necessários para o bom funcionamento da glândula tireóide, que regula o seu metabolismo.

Pesquisas mostram que uma dieta muito baixa em ferro, zinco ou selênio pode reduzir a capacidade da glândula tireóide de produzir quantidades suficientes de hormônios.

Inclua alimentos ricos em zinco, selênio e ferro, como carne, frutos do mar, legumes, nozes e sementes no menu diário.

3. Pimenta
A capsaicina, um produto químico encontrado nas pimentas, pode aumentar seu metabolismo, aumentando o número de calorias e gorduras que você queima.

De fato, uma revisão de 20 pesquisas relata que a capsaicina pode ajudar seu corpo a queimar cerca de 50 calorias extras por dia.

4. Café
Estudos relatam que a cafeína encontrada no café pode ajudar a aumentar a taxa metabólica em até 11%

De fato, seis estudos diferentes descobriram que pessoas que consomem pelo menos 270 mg de cafeína diariamente, ou o equivalente a cerca de três xícaras de café, queimam 100 calorias extras por dia.

5. Chá
Segundo a pesquisa, a combinação de cafeína e catequinas encontradas no chá pode funcionar para aumentar seu metabolismo.

Em particular, o chá verde pode aumentar o metabolismo em 4 a 10%. Isso pode resultar em queimar 100 calorias extras por dia

Além disso, podem ajudar seu corpo a usar a gordura armazenada para obter energia de maneira mais eficaz, aumentando sua capacidade de queima de gordura em até 17%

6. Legumes e leguminosas
Leguminosas e legumes, como lentilhas, ervilhas, grão de bico, feijão e amendoim, são particularmente ricos em proteínas em comparação com outros alimentos vegetais.

Em um estudo, humanos que consumiram uma dieta rica em leguminosas por oito semanas experimentaram mudanças benéficas no metabolismo e perderam 1,5 vezes mais peso que o grupo controle.

As leguminosas também são ricas em arginina, um aminoácido que pode aumentar a quantidade de carboidratos e gorduras que seu corpo pode queimar para produzir energia (estudo comprovando resultado aqui).

7. Gengibre
Pesquisas mostram que a dissolução de 2 gramas de gengibre em pó em água quente e a ingestão de uma refeição podem ajudar a queimar até 43 mais calorias do que beber água quente sozinha.

8. Cacau
Cacau é uma guloseimas saborosas que também pode beneficiar seu metabolismo.

Por exemplo, estudos descobriram que cacau e extratos de cacau podem promover a expressão de genes que estimulam o uso de gordura como energia.

Se você quiser experimentar o cacau, opte por chocolate amargo acima de 70%, pois o processamento tende a reduzir as quantidades de compostos benéficos.

9. Vinagre de maçã
Vários estudos em animais mostraram que o vinagre é particularmente útil no aumento da quantidade de gordura queimada como energia.

Em um estudo, os ratos que receberam vinagre experimentaram um aumento na enzima AMPK, que leva o corpo a aumentar a queima de gordura.

10. Óleo de Coco
O óleo de coco está experimentando um aumento na popularidade.

Isso pode ser em parte porque o óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

Ao contrário das gorduras de cadeia longa, uma vez que os MCTs são absorvidos, eles vão diretamente ao fígado para serem transformados em energia. Isso os torna menos propensos a serem armazenados como gordura.

Curiosamente, vários estudos mostram que os MCTs podem aumentar a taxa metabólica mais do que as gorduras de cadeia mais longa.

Além disso, os pesquisadores relatam que uma ingestão diária de 30 ml de óleo de coco pode reduzir com sucesso o tamanho da cintura em indivíduos obesos .

11. Água Gelada
Beber água suficiente é uma ótima maneira de se manter hidratado.

Além disso, parece que a água gelada também pode aumentar temporariamente o metabolismo em 24 a 30%.

Os pesquisadores observam que cerca esse aumento no metabolismo é explicado pelas calorias adicionais necessárias para aquecer a água até a temperatura do corpo.

12. Brócolis
O brócolis pode beneficiar o metabolismo, pois contém uma substância chamada glucorafanina.

A glucorafanina ajuda a “reajustar” o metabolismo, reduz os níveis de gordura no sangue e reduz o risco de muitas doenças relacionadas à idade.

Brócolis e outros vegetais crucíferos também podem prevenir ou retardar várias formas de câncer.

Tags: