Luciana Esmanhotto | Você já ouviu falar de alimentos anti-inflamatórios?
11869
post-template-default,single,single-post,postid-11869,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

Você já ouviu falar de alimentos anti-inflamatórios?

Os alimentos anti-inflamatórios, entre outras vantagens, facilitam a perda de peso, melhorando o funcionamento do intestino e de seu organismo em geral. Esses alimentos melhoram a saúde e o bem-estar. Na estética, um bom exemplo é no combate a celulite, que nada mais é do que uma inflamação.
Inflamação no Organismo
A inflamação ocorre quando nosso organismo sofre uma infecção, ataque externo ou lesão. Há, inclusive, casos de inflamação crônica, causada por doenças como artrite reumatoide e aterosclerose, por exemplo. Esse tipo de “inflamação invisível” é mais comum do que se pensa, e pode estar instalada, por exemplo, no intestino ou em outros órgãos.

Quando ocorre um processo inflamatório, o normal é que sejam prescritos remédios anti-inflamatórios. O problema é que alguns desses medicamentos têm efeitos colaterais, principalmente se for necessário utilizar a medicação por um longo período. Já com a ingestão de alimentos anti-inflamatórios isso não acontece, por se tratar de uma solução natural que o corpo “reconhece”. Por isso, seja em casos de inflamações já instaladas ou principalmente para prevenir, vale a pena investir na alimentação: fortalecer o organismo, criar uma fonte de defesa poderosa contra agressores e, consequentemente, aumentar a imunidade.

Outro fator importante com relação aos alimentos anti-inflamatórios é que eles podem potencializar a recuperação das fibras musculares e evitar lesões. Para quem pratica atividades físicas regularmente, especialmente musculação, adicionar esses alimentos à sua dieta diária só irá trazer benefícios para melhorar seu desempenho

Conheça 3 alimentos Anti-Inflamatórios e como eles te ajudam

Orégano
Essa planta possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatórias, as quais ajudam a prevenir e combater algumas doenças. O orégano é um anti-inflamatório natural. Isto porque a erva contém uma substância biologicamente ativa denominada beta-cariofilina (E-BCP), também encontrada no manjericão, no alecrim, na canela, e na pimenta preta. Esta substância também parece ter um efeito protetor contra a osteoporose, aterosclerose e outras doenças inflamatórias.

Própolis
A própolis é um material que as abelhas produzem usando a própria cera e resinas de diferentes plantas. Ele é muito utilizado como anti-inflamatório e antisséptico principalmente no tratamento de feridas. O sucesso se deve ao seu alto poder antioxidante. Além de regular o sistema imune, tem efeito antimicrobiano. Os efeitos anti-inflamatórios mais potentes são encontrados na própolis verde e vermelha.

Brócolis
O brócolis é um alimento anti-inflamatório graças ao sulforafano. Essa substância ajuda o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos, assim como a aliviar a inflamação e estresse oxidativo. O brócolis também possui uma quantidade elevada de vitamina C, que é um outro agente anti-inflamatório potente.

Tags: