Luciana Esmanhotto | Beringela propriedades
11598
post-template-default,single,single-post,postid-11598,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

Beringela propriedades

Saborosa e versátil, a berinjela pode ser consumida de inúmeras maneiras, que vão desde o popular antepasto até o mais recente suco com laranja que se tornou um grande aliado de quem está precisando perder peso

Conhecida como beringela em Portugal, por aqui a planta é um dos alimentos mais populares nas dietas de emagrecimento, o que pode ser explicado pelo fato de ser rica em fibras – que tornam a digestão mais lenta e aumentam a saciedade – e também pelo seu valor energético

Propriedades da Berinjela
Além de ser pobre em gordura, outro grande benefício da berinjela é o seu teor de fibras: são quase 3 gramas delas em uma única porção de 100 gramas do legume. Veja quais são alguns dos principais nutrientes da berinjela.

Porção de 100 gramas (crua):

Carboidratos: 5,7 g
Proteínas: 1,0 g
Gorduras: 0, 2 g
Potássio: 230 mg (7 % IDR)
Manganês: 0,3 mg (13% da ingestão diária recomendada- IDR)
Magnésio: 14,0 mg (3% IDR)
Cálcio: 9,0 mg (1% IDR)
Folato: 22,0 mcg (5% IDR)
Vitamina B6: 0,1 mg (4% IDR)
Ácido Pantotênico: 0,3 mg (3% IDR)
Niacina: 0,6 mg (3% IDR)

Grande parte da fama da berinjela se deve à sua atuação no controle do LDL, o tipo de colesterol ruim que se deposita na parede dos vasos sanguíneos e pode causar doenças cardiovasculares. Um estudo feito por pesquisadores da Unesp – Campus de Botucatu – demonstrou que a berinjela foi capaz de reduzir em até 30% as taxas de colesterol em coelhos.

Outros benefícios da berinjela:

  • Auxilia na perda de peso: as calorias da berinjela são tão baixas e mesmo assim trazem saciedade, assim como também melhoram as funções do intestino, diminuindo o inchaço e as inflamações que possam estar atrapalhando a luta contra a balança.
  • Protege o coração: ao impedir que o LDL se deposite nas artérias, a berinjela protege o coração contra surgimento da arteriosclerose e de outras complicações do sistema cardiovascular, como o infarto.
  • Ajuda no controle e prevenção do diabetes: a grande quantidade de fibras presentes na berinjela torna a digestão mais lenta, desacelerando a absorção de glicose e impedindo a liberação de uma grande quantidade de insulina de uma única vez.
  • Previne doenças degenerativas e o envelhecimento precoce: além de apresentar uma boa concentração de vitaminas e minerais, a berinjela também contém diversos fitonutrientes, que podem ter função antioxidante. Alguns dos fitonutrientes encontrados na berinjela são os compostos fenólicos, tais como os ácidos cafeico e clorogênico, e os flavonoides, como a nasunina.
  • Regula a pressão arterial: além da atuação das fibras, a berinjela conta também com os bioflavonoides, que não só auxiliam no controle da pressão como também contribuem para a diminuição do estresse.
  • Contribui para as funções do fígado: a berinjela tem um papel auxiliar nas funções hepáticas, estimulando a produção da bile e facilitando a digestão de gorduras e eliminação de toxinas.

Atualmente, existem no mundo dezenas de variedades de berinjela, sendo os tipos mais comuns a berinjela violeta longa, a branca, amarela, redonda, berinjela japonesa e a berinjela violeta de Florença, uma variedade muito comum na China.

A berinjela é um dos alimentos menos calóricos para você encaixar no seu cardápio diário: são apenas 24 calorias a cada 100 gramas do legume ainda cru. Veja todas as calorias da berinjela de acordo com diferentes porções:

Calorias da Berinjela Crua

1 xícara: 20 kcal
1 fatia (longitudinal): 5 kcal
100 gramas: 24 kcal
1 berinjela inteira (250 g): 60 kcal

Calorias da Berinjela Cozida

1 xícara: 42 kcal
1 fatia (longitudinal): 7 kcal
100 gramas: 35 kcal
1 Berinjela inteira (250 g): 88 kcal

Calorias do Babaganuche

Tradicional prato da culinária árabe, o babaganuche leva berinjela, alho, tahine, azeite e sal, podendo ser considerado um dos pratos mais saudáveis à base de berinjela – desde, é claro, que não se exagere no azeite.

Uma colher de sopa com 30 gramas de babaganuche contém aproximadamente 25 calorias. Já uma porção de 100 gramas do patê fornece 84 calorias.

Calorias do Antepasto de Berinjela

Favorito dos couverts, o antepasto de berinjela pode ser bastante calórico, sobretudo se levar óleo e outros complementos também ricos em gordura, como o tomate seco e a azeitona. Uma única colher (de chá!) do antepasto de berinjela contém surpreendentes 40 calorias.

Calorias do Suco de Berinjela com Laranja

Quem está precisando perder peso ou então está sofrendo com o colesterol alto provavelmente já ouviu a sugestão de tomar o suco de berinjela com laranja ainda pela manhã. Isso porque, como já vimos, a berinjela contribui para a redução dos níveis de LDL e também melhora o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade, reduzindo o consumo de calorias ao longo do dia.

Convém apenas lembrar que, como a laranja é rica em açúcar, o ideal é consumir o suco sem descartar o bagaço, pois as fibras da laranja irão tornar a absorção de glicose mais lenta. São 63 kcal por copo.

Calorias da Caponata

A caponata é um prato tipicamente italiano, que consiste em berinjela refogada no azeite com cebolas, tomate e alcaparras. Algumas receitas de caponata também podem levar pimentão e até mesmo frutos do mar.

Uma porção de caponata (1/2 xícara, ou 100 gramas) contém, aproximadamente, 120 kcal. Esse valor pode variar de acordo com os ingredientes e a quantidade de azeite utilizada.

Calorias da Farinha de berinjela

Assim como ocorre com o suco, a farinha de berinjela é bastante utilizada por quem está querendo emagrecer ou diminuir o colesterol, pois fornece uma grande quantidade de fibras que aumentam a saciedade e atuam na redução dos níveis de LDL. São quase 7 gramas de fibra por colher (15g), e somente 0,3 g de gordura na mesma porção de farinha de berinjela, com 25 kcal por porção (colher de sopa rasa).

Dicas

  • Apesar de saudável, a berinjela pode se tornar altamente calórica quando preparada com óleo em excesso. Por esse motivo, fuja dos patês e antepastos gordurosos e prefira a versão sem óleo.
  • Para não exagerar nas calorias da berinjela, troque a versão à milanesa pela berinjela grelhada com um fio de azeite na panela antiaderente.
  • Uma ótima dica para consumir lasanha de berinjela sem atrapalhar a dieta é substituir a massa por fatias finas de berinjela, e utilizar queijo branco ou mussarela de búfala no lugar da tradicional mussarela rica em gorduras.
  • Ao comprar berinjelas, procure aquelas com a casca firme, sem rugas ou furos (muitas vezes causados por insetos que estavam dentro do próprio legume).
  • Uma maneira prática e saborosa de preparar berinjelas é fatiá-las no comprimento e temperar cada uma das fatias com um pouco de sal, azeite e temperos a gosto (manjericão, tomilho, orégano, etc). Leve ao forno por 15 minutos, lembrando-se de virá-las na metade do tempo.
  • Embora ainda não exista comprovação científica, muitas pessoas acreditam que a água de berinjela emagrece e auxilia no controle do diabetes. Segundo alguns pesquisadores, pode ser que a água em jejum auxilie no controle do apetite, reduzindo o consumo de calorias ao longo do dia. Para fazer a água de berinjela basta deixar alguns cubos da planta de molho em água mineral com algumas gotas de limão durante a noite e tomar durante o dia seguinte, sendo o primeiro copo em jejum.
Tags: