Luciana Esmanhotto | Óleos Vegetais e suas particularidades
11267
post-template-default,single,single-post,postid-11267,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

Óleos Vegetais e suas particularidades

Os óleos vegetais, gordura extraída quase que exclusivamente das sementes das plantas, possuem diversas vantagens para o corpo. A extração dos óleos através da prensagem a frio (processo que não utiliza solventes e nem refinamento), garante a integridade dos nutrientes e mantém as propriedades dos ácidos graxos, trazendo benefícios para a saúde. Por estes motivos, alguns óleos vegetais, são também conhecidos como óleos funcionais.

Embora possuam associações negativas à saúde e ao ganho de peso, as gorduras de boa qualidade não só podem, como devem ser mantidas na alimentação, mesmo para aqueles que necessitem perder peso. As diretrizes recomendam que, para uma alimentação saudável e balanceada, 30% das calorias totais da dieta devem ser de óleos ou gorduras. Essa recomendação é baseada nas importantes funções desempenhadas pelas gorduras (produção dos hormônios, transporte de vitaminas, componentes da membrana celular) na saúde humana.

Quais os benefícios dos óleos? (Saiba mais)

Os óleos, além de possuírem ação anti-inflamatória e auxiliarem na função imunológica, eles aceleram o metabolismo, reduzem a gordura corporal, aumentando a saciedade e por isso auxiliam no processo de emagrecimentos. Além destes benefícios, auxilia na redução do colesterol ruim, minimiza os sintomas e desconfortos da TPM e contribuem para a saúde da pele e dos cabelos.

Todos os óleos possuem o mesmo benefício?

Não. Muitos dos benefícios são comuns aos diferentes óleos, mas, cada óleo possui uma particularidade e um benefício específico. Selecionamos alguns óleos e listamos seus benefícios.

Óleo de coco: Rico em antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, é de rápida absorção e possui ação termogênica.

Óleo de cártamo: Rico em antioxidantes, fonte de ômegas-6 e 9, aumenta a quebra de gordura e de massa magra e reduz a insulina de jejum. Embora tenha todos estes benefícios já relatados, mais estudos são necessários.

Óleo de linhaça: Fonte de ômega-3, é rico em antioxidantes, possui ação antinflamatória e fitohormonal, reduz o colesterol, auxilia no controle da pressão arterial, previne a osteoporose e o câncer de mama.

Óleo de prímula: Possui ação antinflamatória, reduz o colesterol, auxilia no controle da pressão arterial, portanto, um importante protetor cardiovascular. Minimiza os sintomas causados pela TPM e pela menopausa, e contribui para a saúde e hidratação da pele.

Óleo de semente de uva: Aumenta a quebra de gordura, contribuem para a saúde da pele e dos cabelos, minimiza as dores causadas pela artrite reumatoide e auxilia no tratamento de hemorroidas.

Para obter os benefícios dos óleos funcionais, seu consumo deve ser regular e de forma equilibrada. Procure orientação, para te auxiliar no consumo e combinações dos óleos funcionais de forma adequada, só assim poderá desfrutar de seus benefícios.

Tags: