Luciana Esmanhotto | O que é meditação?
11243
post-template-default,single,single-post,postid-11243,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

O que é meditação?

Atualmente, quem não está em busca de paz, tranquilidade e uma vida longe do estresse? Quem não deseja ter a mente sadia e disposição para enfrentar os desafios diários?

Paz de espírito, tranquilidade, disposição e forte capacidade de concentração são alguns dos benefícios da meditação.

Talvez você esteja pensando que meditar é apenas para os monges tibetanos. Mas, vamos mostrar para você que qualquer pessoa — do oriente e do ocidente — pode utilizar a meditação para conquistar uma vida mais equilibrada. Continue lendo e conheça os benefícios de incorporá-la na rotina.

O que é meditação?
Meditar é focar a mente, estar presente em consciência. Quando você foca em uma atividade como a respiração, por exemplo, está meditando. Nesse momento, você não se mistura ao oceano de pensamentos que costumam distrair a mente. Você está no aqui e agora, e isso faz muito bem para a saúde.

Há algumas décadas, os povos ocidentais não davam muito crédito à essa prática milenar. Hoje em dia, o cenário mudou. Inclusive, um estudo realizado por meio de ressonância magnética demonstrou que a meditação afeta positivamente partes do cérebro ligadas à concentração e à tomada de decisões.

Quais são os benefícios da meditação?
Os benefícios da meditação estão relacionados à saúde física e emocional dos seus praticantes. Dentre os mais comuns, podemos citar:

1. Diminui o estresse
A prática meditativa traz serenidade, diminui a tensão e relaxa o corpo. O controle da respiração tem o poder de regular os impulsos nervosos, fazendo com que o organismo se mantenha equilibrado.

Quando você medita, os pensamentos que causam estresse não têm mais poder sobre você. Desse modo, com treino e dedicação, a meditação libera não só o estresse acumulado, mas também as preocupações futuras.

2. Aumenta a produtividade
Quanto mais serena e equilibrada uma pessoa é, mais chances ela tem de obter resultados positivos no trabalho e nas suas atividades. Como a meditação traz calma e foco, é natural que a sua capacidade de produção seja maior. Quem medita se torna mais desperto, criativo e concentrado.

3. Estimula a criatividade
A mente focada é um terreno fértil para boas ideias. Quando ela está cheia de pensamentos, fixa em problemas e totalmente desequilibrada, fica difícil que essas ideias germinem.

Se ela está limpa, totalmente arada para receber o direcionamento certo, pode render muita criatividade no trabalho e no cotidiano, favorecendo as relações interpessoais de todos os tipos.

4. Favorece o foco e a concentração
A meditação faz com que o indivíduo esteja no presente e não no passado ou no futuro. Ou seja, ao meditar, ele se concentra na sua consciência e no que ela está pensando naquele momento.

É possível que nos primeiros treinos isso não se torne evidente. Mas com o tempo, a concentração fica mais aguçada e o praticante percebe que não tem mais dificuldade de manter o foco e de tomar decisões.

5. Desenvolve a consciência
Isso significa que você começa a não dar atenção para as perturbações do dia a dia. Elas se tornam insignificantes e, da mesma forma que chegam, vão embora. Isso acontece porque a sua mente está treinada para focar apenas no que está acontecendo no presente.

Desse modo, raiva, problemas do passado, ansiedade, tensões e outras emoções não têm mais espaço. Elas não deixam de existir, você apenas não se prende mais a elas.

####Gostou do assunto ?

Vamos te mostrar a melhor forma de iniciar nesta deliciosa viagem no próximo post Como meditar corretamente?

Tags: