Luciana Esmanhotto | A importância da hidratação
11220
post-template-default,single,single-post,postid-11220,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

A importância da hidratação

A hidratação é um fator muito importante para a nossa qualidade de vida. Nosso corpo é composto em sua maioria por água e precisamos dela para manter as reações em nosso corpo de modo equilibrado.

Existem pessoas que se esquecem de beber água ou até mesmo que dizem que não gostam de beber água. Mas manter a frequência da ingestão desse líquido tão precioso vai além de manter a pele hidratada e bonita. Porém levando em consideração esse aspecto, a água é responsável por revitalizar as células e mucosas, o que significa uma hidratação de dentro para fora, sendo o jeito mais prático e barato de evitar ressecamentos e descamações.

Listaremos abaixo mais benefícios que tornam a ingestão de água tão importante como já foi dito.

Regula a temperatura do corpo durante as atividades físicas ou quando o clima está muito quente. A água é liberada pela transpiração para ajustar a temperatura e evitar que nosso organismo esquente excessivamente ou sofra mudanças térmicas bruscas. Por isso se faz necessária a ingestão de água durante os exercícios físicos a fim de evitar que nosso corpo desidrate.

Desintoxicação – A ingestão frequente de água, nos estimula a ir mais ou banheiro, pelo aumento da diurese, ou seja, a água auxilia na limpeza do trato urinário fazendo com que haja a prevenção de infecções nessa região ou até mesmo o tratamento da mesma.

Absorção e transporte de nutrientes e glicose, além de ajudar na condução dessas substâncias pela corrente sanguínea e no envio delas para as diversas áreas do organismo.

Perda de peso – Por meio da diminuição da retenção de líquidos, uma vez que o trabalho renal é estimulado; proporcionando assim, sensação de saciedade (beber dois ou três copos de água antes da refeição ajuda a controlar o apetite). Outro fator positivo é que água não possui calorias, sendo mais um motivo para tê-la como uma aliada.

E ainda: em ação conjunta com as fibras alimentares, o líquido participa da formação e hidratação do bolo fecal. Com isso, evita o ressecamento dele e a constipação intestinal.

A respiração facilita seu funcionamento, pois há uma diluição do muco que ajuda a expectorar os resíduos pulmonares

Ou seja, da próxima vez que você achar que beber água é besteira, repense e relembre de todos esses benefícios que ela proporciona, a água é uma substância essencial para a nossa existência, pois resistimos muito mais tempo na privação de comida do que de água. Hidrate-se e se mantenha saudável.

Assim podemos concluir que uma alimentação é muito mais complexa do que somente se sentar a mesa e ingerir os alimentos que temos disponíveis. É necessário equilibrar a ingestão de nutrientes com a nossa demanda energética para que a gente não tenha falta ou excesso de nutrientes.
Esta na dúvida se está ingerindo alimentos saudáveis ou não? Repare no quanto você descasca os alimentos e no quanto você desembala alimentos prontos. Quanto mais a gente consome alimentos já prontos, que possuem uma quantidade muito grande de conservantes, mais prejudicamos a nossa saúde.

Tenha hábitos saudáveis, consuma vegetais, legumes, verduras, carnes magras, carboidratos de qualidade e diminuía o consumo de produtos industrializados. Ingira água de forma constante para que seu organismo tenha um melhor funcionamento.

E não deixe de praticar exercícios físicos para a manutenção e ganho de massa magra e melhorar a capacidade cardiopulmonar. Por fim, tenha uma vida ativa. Ande, pedale, suba as escadas, não fique muitas horas sentado, ou na mesma posição. Lembre-se: precisamos manter o equilíbrio entre uma boa alimentação e atividade física.

Tags: