29 out Você já ouviu falar sobre Sarcopenia?
[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”12568″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]A sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva da massa muscular associada a perda da força muscular e redução do desempenho físico. Ela ocorre com mais frequência nos idosos, por isso as recomendações médicas são feitas especialmente para esta faixa etária. Conhecer e tratar esta patologia pode melhorar muito a saúde e qualidade de vida em geral desta população.
A sarcopenia está associada a vários problemas graves:
- perda de equilíbrio e dificuldade para caminhar, com aumento de risco de quedas e consequente aumento de risco de fraturas
- redução da independência para atividades do dia a dia
- aumento de risco de doenças crônicas como diabetes e osteoporose
- redução da mobilidade
- redução da qualidade de vida
- redução da expectativa de vida
O diagnostico da sarcopenia é feito através do exame clínico e de exames complementares solicitados pelo seu médico.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]O tratamento deve ser individualizado, porém a prática de atividade física e a alimentação adequada são as mudanças mais importantes a serem instituídas.
O exercício físico regular é fundamental para prevenção e tratamento da sarcopenia. O ideal é associar exercícios de resistência (como a musculação), que promovem aumento da massa e da força muscular a exercícios aeróbicos (como caminhada, corrida, bicicleta natação), que não alteram a massa magra mas reduzem a gordura corporal e trazem benefícios adicionais cardiovasculares. A combinação dos dois tipos de exercício é o mais indicado, especialmente em casos em ocorre a obesidade junto com a sarcopenia.
A prática de atividade física é segura para a grande maioria das pessoas, mesmo idosos. O ideal é que seja orientada por educador físico. Se necessário faça também uma avaliação previa de risco cardiovascular e de possíveis alterações ortopédicas que possam limitar a realização de algum exercício especifico.
A nutrição adequada também ajuda no tratamento da sarcopenia. Com a idade há uma tendência a redução da ingestão calórica geral associada a má qualidade de nutrientes. A mudança para uma dieta mais saudável, especialmente em relação ao consumo adequado de proteínas, é muito importante.
Alguns suplementos vitamínicos e alimentares podem trazer benefícios. Entretanto, antes de fazer uso de qualquer medicação ou suplemento alimentar converse com seu médico e veja o que realmente pode ajudar.
Prevenção: quando iniciar?
A sarcopenia decorre não apenas da perda de massa muscular durante a vida adulta mas também sofre influencia do reservatório de massa muscular adquirido na juventude. O pico da massa muscular ocorre em torno da segunda década de vida, e depende da genética, alimentação e do nível da atividade física. Nunca será demais reforçar: atividade física e alimentação adequada são essências para uma vida saudável, desde a juventude até a idade mais avançada.
Recomendações que podem ser realizadas pela grande maioria das pessoas:
- faça exercícios físicos
- melhore sua alimentação: melhore a quantidade e a qualidade de sua alimentação
- reduza a ingestão de álcool e para de fumar: ambos estão associados a redução da massa muscular.
Como ja frisamos, estudos constatam uma perda significativa de massa muscular após os 40 anos.
A cada década perdemos 8% até os 70anos, a partir dái a perda é de 15%
Estes números não mostram que o melhor caminho é a prevenção….gostou do assunto? Venha conversar conosco
[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]