Luciana Esmanhotto | A Relação Entre Menopausa e Ganho de Peso
10593
post-template-default,single,single-post,postid-10593,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,transparent_content,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid

A Relação Entre Menopausa e Ganho de Peso

[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space][vc_single_image image=”12379″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=””][vc_empty_space][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space][vc_column_text]

Para muitas mulheres pode ser um pesadelo total atingir a menopausa.
Você come menos e se exercita mais,mas ainda ganha peso! Adicione  ondas de calor, sono desregulado ,mudanças de humor… como se seu corpo tivesse traindo você.  Oque está acontecendo?
É chamado de burnout hormonal … e pode causar estragos…
O desgaste hormonal que acontece na menopausa é causado pela diminuição dos níveis de estrogênio e seu hormônio irmão, a progesterona.
E assim começa o ganho de gordura, pois você torna-se vulnerável a duas ameaças:
Ameaça # 1: você fica mais sensível ao carboidrato …
Com o declínio no estrogênio, seu corpo não processa carboidratos adequadamente. Isso porque o estrogênio ajuda seu corpo a administrar o açúcar no sangue.Assim, menos estrogênio leva a maior nível de açúcar no sangue. E o aumento de açúcar no sangue se transforma em gordura, especialmente em torno da barriga.
Ameaça # 2: você se torna mais vulnerável ao stress …
Uma vez que você atravessa a menopausa, seu cortisol (hormônio do estresse) aumenta até 74%. Isso é realmente muito ruim, umavez que o metabolismo de uma mulher já é mais sensível ao estresse do que o de um homem.
Mas a queda de estrogênio e progesterona torna as coisas ainda piores. Isso porque eles amplificam os efeitos das moléculas de “sentir-se bem” do seu cérebro, como a serotonina e o receptor GABA.

[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]

Essas moléculas te ajudam a ficar feliz, relaxada e a dormir bem. Isso funciona como um escudo, protegendo você contra os efeitos nocivos do estresse.
Assim, com um escudo de estresse mais fraco (devido a estrogênio e progesterona mais baixos), você se torna muito mais vulnerável ao cortisol.
Também pode quebrar o colágeno na sua pele, fazendo com que você aparente ter mais  idade.
Mulheres que sofrem de menopausa devem seguir um protocolo alimentar baseado em alimentos reais para que logo pela manhã já estimulem o seu metabolismo.
Isso pode ser feito por exemplo ao substituir os pães por proteína(como ovos) por exemplo.
Outro hábito importantíssimo, é prestar atenção no que come a noite.
Prefira alimentos ricos em triptofano (como as bananas e castanhas), eles são um estimulador natural da serotonina e da sensação de bem estar – tão necessário para contrabalancear o alto nível de stress que a menopausa traz.
Simples e pequenos hábitos como estes colocarão seus hormônios para trabalhar novamente a favor de você e do seu corpo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]